Empoderar Famílias Adotivas
Estudo sobre famílias adotivas em Portugal e no Reino Unido
SOBRE O ESTUDO
Este projeto de investigação é sobre o bem-estar de crianças e adolescentes em famílias adotivas, com o objetivo principal de avaliar como a adoção, as experiências pré-adotivas das crianças, o comportamento e práticas parentais podem promover o bem-estar da criança e do adolescente.
Cada criança, pai/mãe e família tem uma experiência e história única para contar sobre si mesmos e sobre como se tornaram uma família. De um modo geral, a investigação tem-se concentrado em visões tradicionais de família, nas quais os casais de sexo diferente com filhos são privilegiados. No entanto, há uma crescente diversidade de configurações familiares entre os quais as famílias por adoção são a base para este estudo. A adoção introduz um conjunto único de desafios, dificuldades, mas também oportunidades para as crianças e pais/mães escreverem a sua própria história familiar.
Na adoção, há também uma diversidade de configurações familiares que pode informar a Psicologia e ops investigadores na área do desenvolvimento sobre o que é mais importante para o seu bem-estar. Neste estudo, queremos adotar uma abordagem desenvolvida e enraizada pela investigação científica (através de questionários e medidas psicológicas), e construída pelas experiências e histórias de pais e mães. Neste estudo, nós valorizamos a sua experiência única , e ao preencher o questionário terá a oportunidade de escrever, por palavras suas, o que é mais importante para a SUA família.
Estamos interessados em conhecer a história de TODOS OS TIPOS de famílias adotivas:
- Adoção singular / Famílias monoparentais
- Casais que adotaram conjuntamente
- Pais/mães adotivos cujo estado relacional tenha mudado desde a adoção
- Pais/mães gays, lésbicas e bissexuais por adoção
- Pais/mães adotivos que possam fazer parte de uma configuração familiar diferente
- Nenhuma ou todas as configurações acima descritas, independentemente da configuração familiar ser ou não reconhecida pela agência de adoção.
Agradecemos sua participação neste estudo!
Por favor preencha o questionário e diga-nos o que pensa.
Pedro Alexandre Costa, Fiona Tasker e Isabel Leal.
Janeiro de 2017.
OS NOSSOS OBJETIVOS
bit.ly/2kjXzqB
O nosso objetivo é avaliar os fatores de pré-adoção e durante a adoção para descobrir o que ajuda as crianças e adolescentes em idade escolar e em diferentes configurações familiares a serem felizes e terem boas relações, tanto em Portugal como no Reino Unido.
O nosso objetivo é ser inclusivo de diferentes identidades de género e sexuais dos pais/mães adotivos com crianças entre os 6 e os 18 anos de idade, e adotadas há pelo menos um ano. Queremos incluir também pais/mães que tenham adotado singularmente ou em casal.
Para ser bem sucedido, o questionário deve ser preenchido pelo maior número de pais/mães adotivos possível, para termos variadas respostas de diferentes famílias (mas precisamos que apenas um pai / uma mãe por família preencha o questionário). Poderemos então olhar para o padrão de respostas dadas às diferentes questões, dependendo das características familiares e de pré-adoção para analisar tendências estatísticas nos dados obtidos, e assim construir uma visão ampla dos diversos fatores que apoiam o desenvolvimento das crianças adotadas e suas famílias.
Queremos reforçar que as respostas dadas no questionário serão tratadas com a máxima confidencialidade, ética e respeito pela privacidade e experiências de cada família. Os pais/mães que participarem neste estudo podem também permanecer completamente anónimos se assim o desejarem.
Por favor ajude-nos preenchendo o questionário, e ajude-nos a contatar o maior número possível de famílias, divulgando este estudo junto de amigos e conhecidos que tenham adotado uma criança.
bit.ly/2kjXzqB
Obriugado!